ACTIVIDADES PARA CRIANÇAS: O MEALHEIRO E AS MOEDAS DE CARTÃO

domingo, janeiro 17, 2016

O Simão é daqueles miúdos que raramente está quieto. Corre à volta do sofá, tira os brinquedos todos das caixas, arrasta as cadeiras dele, acende luz, apaga a luz, toca piano, mexe na guitarra, passa por baixo da cadeira da papa, sobe para o sofá, desce do sofá. Enfim, cansa só de ver! A maioria das vezes está à vontade entretido entre a sala e o quarto dele, mas há alturas em que é necessário que esteja um bocadinho sossegado.

Ultimamente, vou procurando/inventando actividades que o obriguem a trabalhar a concentração e a estar um bocadinho quieto. A ideia é aproveitar coisas que já temos em casa e construir pequenos jogos.

Desta vez andámos a poupar dinheiro. Um mealheiro, que também pode ser uma caixa com uma ranhura, e moedas de cartão.

Exercitar a concentração. Motricidade Fina.

Exercitar a concentração. Motricidade Fina.

Já repetimos várias vezes a brincadeira e garante sempre uns bons minutos de sossego.
Noto que é sempre mais fácil apresentar-lhe uma nova actividade sem o obrigar a sentar. No caso dele, que gosta de andar às voltas e que até televisão vê em pé, é sempre mais simples mostrar-lhe a actividade sem ter a luta inicial do ter de se sentar. Exemplifico o que é para fazer e deixo que seja ele a decidir se quer brincar em pé ou sentar-se na cadeira ou no chão. Assim, estou simplesmente a mostrar-lhe a actividade sem ter mais nenhuma interferência. Depois de já ser uma actividade usual, vou tentando que se vá habituando a sentar.

Exercitar a concentração. Motricidade Fina.

Boas brincadeiras!
E já agora, não se esqueça de nos seguir também pelo facebook e pelo instagram.

Um beijinho,
Joana, a dona do Bigode.

0 Comentários