6 LIVROS PARA CRIANÇAS SOBRE DIFERENÇAS

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Nem sempre é fácil falar sobre diferenças. Mas é essencial ensinar os nossos filhos a ter respeito e tolerância, e a compreender a diferença e a diversidade. A leitura pode ser uma excelente ajuda para abordar e ensinar alguns destes conceitos. Deixo-vos com seis livros muito engraçados sobre o tema.

6 Livros para crianças sobre Diferenças
Ensinar sobre a diferença.
1. Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares
Editor: Edições Afrontamento
Sinopse: Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.


2. O Dia do Elmer de David McKee
Editor: Nuvens de Letras
Sinopse: A mensagem mais importante da série Elmer é a de que não faz mal ser diferente (o Elmer é um elefante colorido, ao contrário do comum dos elefantes) e pode até ser divertido. A diferença é importante e bela e deve ser aceite por todos.


3. Orelhas de Borboleta de Luisa Aguilar
Editor: Kalandraka
Sinopse: Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça entre as crianças. Por isso é necessário um livro que demonstre a todos, tanto àqueles que fazem como àqueles que recebem algum comentário depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável.


4. Não Faz Mal Ser Diferente de Todd Parr
Editor: Edições Gailivro
Sinopse: Não faz mal ajudar um esquilo a apanhar nozes. Não faz mal ter diferentes tipos de amigos. Não faz mal pedir um desejo. Não faz mal ser-se diferente. Tu és Especial e Importante só por seres quem tu és.


5. Maria, a Alegria na Diferença de Teresa Coutinho
Editor: Prime Books
Sinopse: «Maria tinha pressa de nascer. Dava voltas e voltas na barriga da mãe. Era verão, estava muito calor e não havia maneira de ficar mais fresca. Uma noite, não aguentou mais. Decidiu que era altura de conhecer o Mundo.» E assim começa esta aventura. De uma menina que, desde o nascimento, tem que aprender aquilo que os outros fazem naturalmente. Aprender a segurar a cabeça, a abrir as mãos, a sentar-se, a pôr-se de pé, a andar. Maria é diferente. Tem uma diferença que se chama deficiência. Mas é, sobretudo, especial. Tem uma alegria e uma força incríveis que chamam a si muitos amigos que a ajudam e com ela querem partilhar a sua luta. Enquanto isso, Maria «viajava dentro da sua cabeça para os sítios onde os outros meninos chegavam com as pernas. E ria, ria muito porque estava sempre alegre!».


6. Somos Todos Diferentes de Emma Damon
Editor: Editorial Presença
Sinopse: Felizmente somos todos diferentes, quer a nível físico, quer a nível emocional. Este livro-brinquedo promete encantar os mais novos, mostrando crianças diferentes e dos vários cantos do globo. No final, há uma surpresa – um espelho, para um exercício divertido de auto-descoberta, e também uma página onde cada criança pode registar as suas características especiais. Uma obra feita de ternura, à imagem do mundo infantil.



Já os conheciam?
E que outros livros conhecem sobre diferenças?

Boas leituras!
E já agora, não se esqueça de nos seguir também pelo facebook e pelo instagram.

Um beijinho,
Joana, a dona do Bigode.

0 Comentários