COMO FAZER UM BRINQUEDO PARA ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA #1

terça-feira, fevereiro 02, 2016



A coordenação motora é a capacidade que temos de usar e controlar os nossos músculos para realizar determinado movimento. A coordenação motora fina diz respeito ao controlo dos pequenos músculos.
O que nos permite coisas tão simples como enfiar os atacadores nos sapatos, caminhar com um copo cheio sem o entornar, segurar num ovo sem o partir. E até escrever, desenhar, recortar, digitar, abotoar, desabotoar.
Nesta actividade, além da coordenação motora fina vamos trabalhar a coordenação entre olho-mão.



O que vamos usar? Vamos usar massas (que sejam furadas), palhinhas e plasticina. Acho preferível começar com macarrão por ser uma massa maior e mais simples de colocar. À medida que a criança vai dominando a actividade, podemos alterar a massa para uma mais difícil, como o penne.
Podem usar outras coisas, desde que o resultado seja semelhante. A ideia é criar estas actividades com o que já temos em casa!

E o que vamos fazer? Vamos começar por colocar a plasticina numa mesa e espetar as palhinhas na plasticina.
Depois vamos colocar as massas nas palhinhas. Vamos colocar todas as massas, uma a uma.
Neste caso não lhe expliquei a actividade, nem o que iamos fazer. Simplesmente, coloquei uma das palhinhas na plasticina e deixei-o repetir. Quando o Simão já tinha colocado todas as palhinhas, coloquei uma das massas numa das palhinhas. Ele repetiu o movimento e foi colocando as massas.



De seguida, quando perceberem que os filhotes já se estão a desconcentrar da actividade, tiramos tudo e invertemos o processo. Colocamos primeiro as massas na plasticina e depois as palhinhas dentro das massas!



Entre colocar as palhinhas na plasticina e depois as massas, as massas na plasticina e depois as palhinhas, ou tudo junto, a actividade manteve o Simão entretido bastante tempo. Ora em pé, ora sentado. Com algumas distrações, desde amassar a plasticina, a fazer furos na plasticina com as palhinhas, abanar as palhinhas, passar a palhinha por dentro das massas, colocar as massas no recipiente da plasticina para fazer barulho e usar o recipiente da plasticina como tambor. Enfim, criatividade não falta a este rapaz!



Boas actividades e uma excelente semana.
Ficamos à espera de saber se por aí a actividade também correu bem!

E não se esqueçam de nos seguir também pelo facebook e pelo instagram! Esperamos por vocês!

Um beijinho,
Joana, a dona do Bigode.

0 Comentários